Profissionais da enfermagem terão reunião nesta quarta-feira, no gabinete, com a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) para tratar sobre a possibilidade de inclusão do piso nacional da categoria no orçamento 2023 e outras reivindicações.
A chefe do Executivo confirmou que a versão preliminar do orçamento não previa a nova remuneração para os profissionais da enfermagem, mas assegurou que há um estudo em andamento e existe vontade política para avançar na pauta.
Elisa ainda manifestou que qualquer decisão em torno do piso da enfermagem precisa ser tomada com responsabilidade, porque a situação envolve também os prestadores de serviço que são conveniados ao SUS. Por isso, consultas estão sendo feitas às prefeituras da região que já se comprometeram em pagar a nova remuneração da categoria para verificar a solução encontrada quanto à viabilização dos recursos necessários para compensar o impacto financeiro.
De acordo com a prefeita, com as informações e, também, uma definição do governo federal sobre a fonte dos recursos para custear o novo piso, mudanças poderão ser feitas no orçamento para que o projeto final seja encaminhado à Câmara Municipal em outubro. “O orçamento ainda não está finalizado. Nós estamos na expectativa de o governo federal conseguir uma fonte de compensação para ajudar os municípios na majoração do piso dos enfermeiros. Nós estamos aguardando ainda algumas respostas para reavaliar a peça orçamentária”, disse.