Presidente da Codau, Rui Ramos, e equipe conferiram a estrutura da vencedora da concorrência para o fornecimento dos tubos do sistema rio Grande. (Foto/Divulgação)
O presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), Rui Ramos, visitou a empresa Hydrostec Tubos e Equipamentos Ltda. A empresa será responsável pelo fornecimento de tubos e peças especiais em aço carbono.
O material será utilizado no sistema de abastecimento do Projeto Rio Grande e inclui, além da fabricação, a realização de testes em fábrica, embalagem, transporte e garantias de desempenho dos produtos. Junto com o diretor de Saneamento, Giovanni Molinero, e do coordenador de Gestão e Perdas, Mateus Gomes Ali dos Santos, Ramos acompanhou o processo de fabricação do material que será utilizado no Projeto Rio Grande.
A Hydrostec será responsável pela produção de cerca de 28 quilômetros de tubulação em aço, com 900 milímetros de diâmetro, que integrarão o novo sistema de abastecimento de água do rio Grande. Durante a visita técnica, a equipe da Codau percorreu a planta industrial e acompanhou todas as etapas do processo produtivo, desde a chegada das chapas de aço até a soldagem, testes, controle de qualidade, aplicação de revestimentos e pintura. A comitiva foi recepcionada pelo superintendente da empresa, Diego Pinto.
O investimento previsto para a aquisição da tubulação é de R$63 milhões, conforme processo licitatório já homologado. A assinatura da Ordem de Serviço deve ocorrer nos próximos dias. A produção dos tubos, no entanto, terá início após a conclusão da licitação da empresa responsável pela execução da obra. Com a definição da construtora, serão estabelecidos os prazos para a fabricação e entrega do material.