Prefeita Elisa Araújo se reúne com técnicos do Estado; Moradas Gerais e Auxílio Porta de Entrada foram apresentados

Prefeita Elisa Araújo reuniu secretários afins, vereadores e Cohagra para ouvir do subsecretário Hugo Daysel e do gestor do Núcleo de Apoio aos Municípios, Paulo Roberto Bretas, as propostas de planos habitacionais do governo estadual. (Foto/Divulgação)
Prefeita Elisa Araújo (PSD) reuniu-se com o subsecretário de Política de Habitação do Estado, Hugo Daysel Mendes, e o gestor do Núcleo de Apoio Técnico aos Municípios, Paulo Roberto Paixão Bretas. Durante o encontro foram apresentados os novos programas voltados ao enfrentamento do déficit habitacional.
Os técnicos do governo de Minas detalharam os programas atualmente em fase piloto dentro do Plano Estadual de Habitação. Entre as iniciativas apresentadas está o programa Moradas Gerais, destinado a reformas habitacionais de até R$45 mil para enfrentar o chamado déficit qualitativo — como problemas de insalubridade, infiltrações, falta de acessibilidade e inadequações estruturais.
Também foi apresentado o Auxílio Porta de Entrada (APE), que prevê apoio financeiro de até R$25 mil para auxiliar famílias no pagamento da entrada para aquisição da casa própria.
Durante o encontro, Hugo Daysel destacou que o objetivo do estado é mapear a realidade dos municípios para direcionar os recursos de forma estratégica. Segundo ele, Uberaba demonstra organização técnica e institucional para participar dos próximos editais.
A prefeita Elisa Araújo afirmou que o município irá elaborar diagnóstico habitacional regional para apresentar nos editais do programa Moradas Gerais, previstos para os próximos meses. A expectativa, segundo ela, é captar recursos destinados não apenas a Uberaba, mas também à região.
O diretor interino de Empreendimentos e Expansão da Cohagra, Paulo Sartorato, afirmou que o município está apto a pleitear e gerir os recursos estaduais. De acordo com ele, a recente revisão do Plano Local de Habitação de Interesse Social consolidou dados técnicos que fortalecem o planejamento habitacional.