Escolas municipais não receberam até agora repasses do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) deste ano. Verba geralmente é liberada a partir de março, mas como o sistema passa por mudanças o pagamento deverá começar a partir do próximo mês.
O secretário municipal de Educação, Marcos Juliano Bordon, afirma que o repasse deverá ser concentrado em quatro parcelas e não mais em dez meses como ocorria até o ano passado. Porém, a mudança ainda está sendo conversada com a Secretaria da Fazenda para verificar se é possível dentro da programação financeira da Prefeitura. Os pagamentos começariam em abril e os demais repasses seriam em junho, agosto e outubro.
O cronograma será estabelecido por decreto, assim como os valores per capta do DDE. A partir de agora, cada escola terá um repasse diferente, com base no tamanho do prédio, idade do imóvel, modalidade de atendimento e número de alunos. O repasse mensal a cada unidade varia entre R$ 1 mil a R$ 5 mil.
De acordo com Bordon, a mudança na forma de pagamento dará mais tempo para os diretores encaminharem as prestações de contas.