Equipe da Secretaria de Infraestrutura verifica o cumprimento do plano de trabalho de recuperação de rodovias na região (Foto/Divulgação)
Com ação tramitando na Justiça para questionar a concessão de rodovias estaduais no Triângulo Mineiro, uma comitiva da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias vistoriou nesta semana parte da malha rodoviária concedida na região. A equipe percorreu trechos da rodovia BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio; além das rodovias MG-190 e BR-452.
O objetivo do grupo foi acompanhar a execução do plano de ações de recuperação viária apresentado pela concessionária ao governo de Minas em abril, após Ministério Público ingressar com ação e denunciar a falta de manutenção das rodovias estaduais no Triângulo.
No plano de ação, a empresa comprometeu-se a recuperar 250 quilômetros de rodovias estaduais pertencentes ao lote Triângulo Mineiro até o dia de 31 de maio.
Por meio de nota, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, manifestou-se após a visita e afirmou que os trabalhos estão dentro do esperado até o momento. “Estou podendo constatar in loco as melhorias que vêm sendo feitas com o intuito de trazer mais segurança, mais trafegabilidade para os milhares de mineiros que passam por aqui todos os dias. Vamos seguir firmes trabalhando, fiscalizando para que possamos entregar mais benefícios para a população do Triângulo”, disse.
A prioridade é a entrega do trecho de 120 quilômetros da BR-365 entre Uberlândia e Patrocínio totalmente recuperado. Porém, no prazo até o fim de maio, também deverá ser concluída a restauração de 39 quilômetros de extensão da BR-452 (Uberlândia-Araxá), de 59 quilômetros da MG-190, de 16 quilômetros da LMG-782 (Iraí de Minas) e de 15 quilômetros da MGC-462 (Patrocínio-Perdizes). O pacote de obras a serem executadas inclui de fresagem a sinalização e outros reparos nas pistas.
Conforme as informações do governo estadual, a concessionária do lote Triângulo mobilizou recursos adicionais e intensificou ações para execução de reparos emergenciais. “Conseguimos em um prazo de 30 dias mudar aquele cenário e continuamos com esse trabalho, visando sempre o cumprimento do nosso contrato de concessão, mas também levar benefícios imediatos para os usuários e para a sociedade”, afirmou o diretor-presidente da empresa, José Carlos Cassaniga.
A concessionária justificou que os danos ao pavimento verificados nas rodovias da região foram resultado das chuvas intensas que atingiram o Triângulo Mineiro em março, especialmente em trechos específicos no entorno de Uberlândia e de Patrocínio.