Após as medições, serviço de terraplanagem da Estrada de Kubera já foi iniciado para preparar a via para a pavimentação (Foto/Divulgação)
Seguem em ritmo acelerado os serviços de pavimentação da Ura 445, também chamada de estrada de Kubera, na região do Chuá. A obra está na fase de terraplenagem, com os serviços de topografia e limpeza das margens já realizados.
O secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva, esteve no local para verificar o andamento da obra, iniciada em 29 de junho pela construtora Terrasa Engenharia. Segundo ele, com o apoio dos produtores proprietários das áreas ao longo da via, foram feitas as medições exigidas no contrato.
O trecho completo da estrada de Kubera compreende 13 quilômetros, saindo do trevo de acesso à Capelinha do Barreiro, na BR-262 (lado direito no sentido Uberaba-Campo Florido) até a fazenda São Judas Tadeu (ribeirão Santa Gertrudes), na divisa com o município de Veríssimo. Do trajeto, dois quilômetros já asfaltados, próximo à ponte no rio Uberaba (também já construída), receberam recapeamento.
A rodovia municipal terá pista com 11 metros de largura (asfalto), sarjetas e completo sistema de drenagem, assim como sinalizações horizontais e verticais. A pavimentação da estrada custará aos cofres da União a quantia de R$10.297.078,18, sendo a primeira parcela, já liberada, na ordem de R$2.321.480,00. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zé Vitor. A obra está prevista para ficar pronta em 12 meses.
De acordo com Agnaldo Silva, quando a obra for concluída, restarão apenas 17 quilômetros para interligar esse entroncamento da BR-262 até a BR-050, no antigo posto das Bandeiras. “Já estão sendo captados os recursos nesse sentido”, concluiu.