ZERO SURPRESA

Sindicatos devem ter ações contra as escolas cívico-militares em MG

Marconi Lima
Publicado em 07/07/2025 às 21:53
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

O Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU) pretende implementar ações de questionamento contra a continuidade do modelo de escolas cívico-militares em Minas Gerais, nas unidades escolares da rede estadual que atualmente fazem parte do Programa Nacional de Escolas Cívicos-Militares (Pecim), do governo federal.

Segundo anúncio feito pelo governador Romeu Zema, as escolas cívico-militares do Estado serão mantidas em gestão compartilhada entre Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação informou que quatro escolas estaduais de Uberaba deverão passar por consulta da comunidade para a adoção do modelo cívico-militar. As instituições são: Escolas Estaduais Horizonta Lemos, Aurélio Luiz da Costa, Henrique Kruger e Francisco Cândido Xavier.

Conforme Marcos Mariano, integrante do FTU, a medida não se justifica e essa proposta representa um grave retrocesso na educação pública. Ele citou como exemplo o modelo implantado em Uberaba, em uma escola da rede municipal, que, segundo Mariano, não deu certo.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE) destacou que não é com a presença militar nas escolas que se melhora a qualidade do ensino, mas sim com investimentos reais: valorização dos educadores, melhoria da infraestrutura, redução do número de alunos por sala e ampliação das políticas de cultura e esporte.

O SindUTE avalia que a proposta representa uma ameaça à liberdade pedagógica, a gestão democrática e o papel da escola como espaço de formação cidadã e crítica.

O governo de Minas aderiu ao Pecim em 2020 e conta atualmente com a participação de nove escolas, sendo que em uma está em fase de implantação. Juntas, elas atendem a cerca de seis mil estudantes. De acordo com a SEE-MG, o modelo cívico-militar tem se mostrado positivo: a taxa de aprovação nessas escolas aumentou desde que o programa foi implementado, ficando acima de 80%.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por