POLÍTICA

Fábrica de cimento pode obter incentivo de créditos de carbono

Secretário Carlos Assis acredita que a fábrica de cimento, se viabilizada no município, poderá obter créditos de carbono

Publicado em 05/08/2011 às 01:06Atualizado em 19/12/2022 às 22:59
Compartilhar

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis acredita que a fábrica de cimento, se viabilizada no município, poderá obter créditos de carbono. Inclusive, ele discutiu o assunto com os técnicos do Banco Mundial durante a reunião realizada em Washington, nos Estados Unidos. A fábrica de cimento é um dos investimentos que vêm sendo trabalhados pela administração municipal tendo em vista a implantação do gasoduto em Uberaba.

Conforme explica, o crédito de carbono é um incentivo vendido no mercado internacional às empresas que reduzem a emissão de gás carbônico. Cada crédito, orçado em R$20, equivale a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2). Durante a reunião, Carlos Assis colocou aos técnicos do banco que, no caso de a cidade receber uma fábrica de amônia, não haverá produção de gás carbônico em função da tecnologia chinesa a ser adotada no empreendimento. “Nos processos convencionais, para cada tonelada de cimento é produzida uma tonelada de gás carbônico, no entanto, com a utilização do fosfogesso isso não ocorre”, esclareceu.

Para ele, este é um aspecto positivo que poderá fazer com que a fábrica de cimento seja reconhecida pela sustentabilidade ambiental. O secretário calcula que cada módulo de mil toneladas de cimento produzidas diariamente poderá gerar recursos de R$6,6 milhões por ano em crédito de carbono. “Os empresários que forem investir nesta fábrica poderão pleitear este crédito internacional”, adianta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por