A Câmara recebe hoje o presidente do Codau, José Luiz Alves, para falar sobre os problemas no poço profundo do Centro de Reservação 6 que deixaram milhares de cidadãos sem água
A Câmara recebe hoje o presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), José Luiz Alves (PSL), para falar sobre os problemas no poço profundo do Centro de Reservação 6 que deixaram centenas de milhares de cidadãos sem água por mais de 15 dias. A Casa optou por convidá-lo e a seus técnicos para que façam os devidos esclarecimentos, antes de levar adiante a proposta de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI).
No entanto, a data escolhida para tratar deste assunto – e de outros também pertinentes ao Codau, que devem surgir ao longo do dia – coincide com a quinta reunião plenária do mês. Especialmente hoje, a pauta contém onze projetos. Pelo regimento interno, a sessão deve começar às 14h e terminar às 18h, ou seja, se não for solicitada a prorrogação dos trabalhos, o que é previsto, os vereadores terão apenas quatro horas para cumprir toda agenda do dia.
José Luiz é esperado no plenário logo após a abertura da reunião, na qual será votado o PL 187/11, de autoria do Executivo, que concede desconto nas tarifas de água e esgoto para os consumidores da região afetada pela falha mecânica no R-6, que comprometeu o abastecimento de água. Ontem, o líder governista Cléber Cabeludo (PMDB) tentou emplacar o projeto – que tramita em regime de urgência – mesmo sendo a sessão dedicada a requerimentos, não conseguindo sucesso.
Nem a presença nas galerias da Câmara do diretor financeiro e comercial da autarquia, Lauro Guimarães, sensibilizou os vereadores, que decidiram não votar a proposição, entre eles Itamar Ribeiro de Rezende (DEM), alegando inclusive que não havia tido tempo de analisar o texto que chegara à Casa na véspera. O peemedebista, que assegura compreender a posição dos colegas que preferiram preservar o tempo para apresentação de seus requerimentos, espera que hoje o PL seja aprovado.
Cléber também diz esperar que a participação do presidente do Codau na reunião sirva para sanar todas as dúvidas envolvendo a falta de água no município. Quanto à possibilidade de aumentar o percentual do desconto nas tarifas, como já manifestaram alguns moradores, o peemedebista pondera que José Luiz Alves tem acesso direto ao prefeito e cabe aos dois discutir a questão.