Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que até ontem, dos 853 municípios mineiros, 42 cidades ainda não haviam encerrado a coleta de dados. E Uberaba está dentro deste número. Da população estimada, ainda 4,14% não haviam respondido ao questionário na cidade. Em relação à quantidade de domicílios, era estimada a existência de 89.776 casas, porém esse número já atinge 92.967.
De acordo com Marcello Tuychi, coordenador do censo em Uberaba, os trabalhos de coleta de dados ainda continuam nessa semana. “A coleta termina dia 31 de outubro, mas continuaremos supervisionando o trabalho na próxima semana”, afirma. O coordenador explica que por meio da supervisão novos dados podem ser coletados. “A supervisão verifica se todos os dados foram coletados. Se algo ficou para trás, continuaremos recenseando”, conta.
Ainda segundo Marcelo, a supervisão vai até o mês de novembro. “Realizaremos a supervisão, pois os primeiros dados já serão divulgados no fim de novembro”, afirma. Até ontem, dos 5.565 municípios brasileiros, 4.899 já haviam encerrado a coleta de dados e 108 municípios tiveram o levantamento finalizado. Cerca de 96,28% da população brasileira já haviam respondido aos questionários do Censo 2010.
Salário. A reportagem do Jornal da Manhã recebeu reclamação no atraso de salários de recenseadores. Informado sobre o caso, Marcello Tuychi explica que o censo liberou o pagamento em duas parcelas. “A primeira parcela foi adiantada antes do término do recenseamento no setor. A segunda parcela é liberada após a supervisão dos dados coletados. Até novembro todos os salários dos recenseadores serão pagos”, explica. Ainda segundo ele, na segunda parcela, o recenseador recebe o acerto salarial, com direito a décimo terceiro e férias proporcionais.