A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue empenhada em reduzir o tempo de espera dos pacientes que estão na fila eletrônica. Para que os exames e as consultas sejam feitos em tempo hábil, foram adotadas estratégias que envolvem atendimentos extras aos sábados, além da qualificação do acesso à fila, com encaminhamentos mais assertivos e implantação do sistema regulador ambulatorial.
Em relação a exames, houve uma redução expressiva nas filas de raio-X, patologia clínica, mamografia, Holter, M.A.P.A., eletrocardiograma e ecocardiograma. Por exemplo, em 2022, cerca de 10.800 pacientes aguardavam um raio-X; já em setembro deste ano, a fila contava com 38 pacientes. A mesma redução ocorreu com a fila de mamografia, que tinha 3.111 pacientes e, em setembro de 2024, contava com 5 pessoas.
Em relação às consultas, neste período, houve redução maciça nas filas de cirurgia vascular/angiologista, coloproctologista, geriatria, cirurgia geral, pequena cirurgia, endodontia e ortopedia-coluna. Dessa forma, as especialidades não possuem demanda reprimida que necessitem aguardar por agendamento, tão logo a solicitação é conhecida pela SMS, o agendamento é feito. Também houve uma considerável redução nas filas de psiquiatria, neurologia, mastologista, consulta ortopedista e traumatologista, consulta otorrinolaringologista, oftalmologia e gastroenterologia.
Em relação à psiquiatria, vale ressaltar que foi feito um grande empenho de atendimentos de escuta qualificada em saúde mental, que resultou na redução de 27% do quantitativo de usuários que aguardavam a especialidade. Nota-se que, no final do ano passado, 3.763 pacientes esperavam na fila, já hoje são 2.593 pacientes.
Ainda conforme dados da SMS, na última semana, as filas com tempo mais hábil de atendimento eram para consulta com reumatologista, urologista, geriatra, além do exame M.A.P.A. Além desses, também pode ser ressaltada a celeridade para endocrinologista, ortopedista, consulta de cirurgia geral e ambulatorial (pequena cirurgia), endodontia e para os exames de raio-X e mamografia.
Importante destacar para os usuários que aguardam na fila que o chamamento é feito pelo número 3331-2700 (não recebe ligações). A SMS orienta que o paciente salve o número e se atente às tentativas de contato. No momento da ligação, é necessário confirmar presença no procedimento. Se o usuário não puder comparecer, é possível avisar via 3331-2757, a fim de que outro paciente seja acionado.
Sistema ambulatorial. Também para agilizar o atendimento dos pacientes que necessitam de consultas e exames, o acesso a procedimentos de média e alta complexidade estão sendo qualificados, por meio da implantação do sistema regulador ambulatorial. Com isso, já foram trabalhados de forma gradativa os fluxos de atendimento de gestantes de alto risco, dando agilidade para esses atendimentos, assim como os fluxos de fisioterapia e ressonância.