Termina na próxima quarta-feira (31), o prazo para gestores municipais responderem ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde. Até o momento, 21.654 UBSs ainda não responderam o questionário e outras 5.355 precisam completar a pesquisa. O governo federal não informou a lista de cidades que ainda estão com pendências.
Para enviar os dados, o responsável deve acessar o sistema e-Gestor. Após a manifestação de interesse, a plataforma do Censo será liberada para cadastrar a pessoa que responderá ao questionário em conjunto com a equipe.
O censo das UBSs é um levantamento coordenado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conass, Conasems e a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBSs em todo o Brasil.
A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e as demandas dos trabalhadores das unidades e dos gestores locais em relação à infraestrutura, insumos, equipamentos e oferta de ações e serviços.
Além disso, 2024 marca 30 anos da implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF) no Brasil, tornando o censo uma oportunidade histórica para compreender a situação da Atenção Primária à Saúde (APS).