Com incorporação do PSC aprovada pela Justiça Eleitoral este ano, Podemos está entre as maiores bancadas da Câmara Municipal. A sigla agora tem três cadeiras na atual legislatura, empatando com as bancadas do MDB e do União Brasil.
Até então, o Podemos tinha dois representantes no Legislativo em Uberaba: Elias Divino e Alessandra Piagem. O terceiro nome da sigla agora é o vereador Wander Araújo, que tinha sido o único eleito em 2020 pelo PSC.
Dentro da nova composição, o Podemos está atrás apenas do PP – que tem quatro cadeiras na Câmara. No entanto, o quadro deve mudar antes das eleições do próximo ano. Wander afirmou que está em conversação com a liderança do Solidariedade para se filiar à sigla.
Segundo o parlamentar, a mudança de legenda deve ser oficializada antes do período da janela partidária, que ocorre em março do ano que vem. Se a troca for confirmada, o Podemos voltará a ter duas cadeiras e o Solidariedade ficará com três vagas na atual legislatura.
A incorporação do PSC pelo Podemos foi anunciada no fim do ano passado e aprovada em convenção. A decisão foi tomada porque no último pleito o PSC não atingiu a cláusula de barreira, regra que estipula a quantidade mínima de parlamentares e de votos em todo o país que um partido precisa obter para manter acesso a determinadas verbas e direitos.
Ao não atingir a cláusula de barreira, o PSC perderia, em 2023, acesso aos fundos eleitoral e partidário, além de tempo de televisão e vaga nos debates das eleições 2024 e 2026, por exemplo.