Reunidos ontem com moradores do assentamento Dandaras, dirigentes da Emater anunciaram a liberação de recursos para apoio às famílias por parte do Incra. Dinheiro já está depositado em conta no Banco do Brasil e será liberado após levantamento a ser apresentado por assentados. Ontem ainda, o Incra comunicou a visita de técnicos ao assentamento Tereza do Cedro na sexta-feira, às 10h. A expectativa é que seja confirmada também a verba para as famílias do local.
O presidente da Associação de Moradores do Dandaras, João Alves Siqueira, explica que R$ 3,2 mil serão destinados a cada família. Ao todo, 16 estão assentadas. O dinheiro vem em boa hora e o grupo que agilizar elaboração de levantamento para que a compra seja concluída de forma rápida. O dinheiro pode ser utilizado para adquirir equipamentos, insumos agrícolas para produção e até mesmo alimentos.
Por outro lado, Siqueira conta que o assentamento ainda não possui rede de esgoto, água e energia elétrica. Os moradores ainda vivem em barracas de lona e a iluminação é feita por lampiões e lanternas. A expectativa agora é a liberação dos recursos para habitação e infraestrutura do local, ainda precárias. Esta fase depende da divisão dos lotes por parte do Incra.
Conforme o técnico agrícola Tomaz Antonio Chiatti, que acompanhou a visita aos assentamentos, o recurso para apoio às famílias está em conta bancária há dois anos, mas aguardava autorização do Incra, só dada agora. Ele informa que o dinheiro não será liberado diretamente aos moradores. O grupo deve apresentar lista de necessidades para que licitação seja encaminhada pelo órgão. O Incra fará o pagamento direto às empresas, como medida de segurança.
Quanto aos recursos para infraestrutura, Tomaz informa que o primeiro passo é o parcelamento dos lotes. Mapa já foi entregue à comunidade e, após aprovação do documento, o Incra vai contratar empresa para demarcar os terrenos e dar início às obras de urbanização.
De acordo com o técnico, em Uberaba resta apenas o assentamento Tereza do Cedro ainda sem liberação de recursos. Ele acredita que anúncio deve ser feito após visita dos técnicos do Incra amanhã. O local também tem moradias e infraestrutura precárias.