Equipe do Incra chegou ontem a Uberaba para reunião com moradores do assentamento Dandaras. Chefe de Desenvolvimento de Assentamentos, Gustavo Malafaia, prometeu dar início na próxima semana aos contratos para liberação de crédito para construção de casas. A expectativa é concluir a parte burocrática em dois meses. Hoje, ele discutiu parceria com a Prefeitura para implantação da infraestrutura no local e também terá visita na comunidade do assentamento Tereza do Cedro.
Segundo Malafaia, as famílias assentadas no Dandaras aprovaram ontem o mapa de parcelamento de lotes enviado pelo Incra. Com isso, a comunidade está liberada para receber verba destinada à habitação, R$ 15 mil por família. “Os contratos devem ser emitidos e assinados em campo, o que deve ser feito no prazo de dois meses”, declara.
A comunidade agora prepara levantamento com equipamentos, insumos, animais e até alimentos necessários para apoio ao desenvolvimento. Crédito está depositado no Banco do Brasil e o Incra realizará a compra diretamente com as empresas, assim que o projeto estiver pronto.
Quanto ao assentamento Tereza do Cedro, o representante do Incra explica que 30 famílias esperam o crédito habitação, mas não há como fazer previsões sobre a assinatura do contrato porque a licença ambiental da área venceu em novembro do ano passado. “O contrato depende da renovação do licenciamento”, informa.
De acordo com Gustavo, a visita hoje à comunidade será para assinatura de contrato com seis famílias para liberação de recursos para compra de insumos, animais e alimentos. Ele afirma que houve pessoas que desistiram do projeto e agora estão sendo feitas substituições.