
Uberaba se destacou no levantamento em Energias Renováveis e Acessíveis, com nota 99,61, e em Saúde e Bem-Estar, com 65,5 (Foto/Reprodução)
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado recentemente, registrou pontuação geral de 53,82, em um total de 100 para Uberaba. Na classificação geral, a cidade ficou na 1.349ª posição, entre os 5.570 municípios pesquisados.
O levantamento publicado este ano se refere principalmente aos índices alcançados pelos municípios brasileiros em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações |Unidas (ONU). Com dados e rankings atualizados em 2025, o IDSC aponta a evolução desses indicadores.
Conforme o IDSC-BR, Uberaba tem o nível de desenvolvimento sustentável considerado médio.
O município se destacou em Saúde e Bem-Estar, com nota 65,5. Foram registrados progressos históricos na redução da mortalidade infantil, na melhoria da saúde materna e na luta contra o HIV/Aids e outras doenças.
Outro destaque foi com relação à Água Potável e Saneamento, com nota 70,52. No segmento Energias Renováveis e Acessíveis, a nota foi 99,61. Outro item avaliado, Cidades e Comunidades Sustentáveis, obteve nota 63,9.
A Ação Climática, que também se destacou, teve nota 69,54.
Apesar dos anúncios de investimentos no setor de biogás e produção de fertilizantes, chancela do Geoparque, criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), um dos destaques negativos foi Indústria, Inovação e Infraestruturas, que teve a nota 21,18.
No comparativo com o levantamento divulgado em 2024, houve evolução. Naquele ano, a nota geral foi de 53,65. Melhorou também em relação a 2023, quando anotou 53. Já no ano de 2022, a nota foi superior aos subsequentes, registrando 55,8.