Executivos do Aeroporto de Uberaba vão intensificar, a partir de agora, os contatos com representantes de três empresas aéreas para tentar atingir o principal objetivo da cidade nessa área, atualmente: um voo para Congonhas.
A estratégia traçada pelo superintendente da Infraero em Uberaba, João Itacir Gottfried Freitas, é atrair a Azul, NHT ou Webjet, mais novas autorizadas a participar da distribuição dos chamados slots - autorizações para pousos e decolagens – no Aeroporto de Congonhas.
De acordo com Lélio, com a abertura da atuação naquele aeroporto e a maior concorrência, há uma possibilidade de ampliar as rotas de voos de Uberaba para São Paulo. Atualmente, os aviões que decolam do Aeroporto Mário de Almeida Franco rumo à capital paulista pousam em Guarulhos (SP). “Vamos tentar convencer os representantes destas empresas a fazerem escalas em Uberaba, pois o que mais precisamos neste momento é de uma descida em Congonhas”, explica o gerente da Infraero. “Oferecemos a infraestrutura nossa para conseguir sucesso nesta empreitada”, completa.
Ele lembra também que o aeroporto local continua tentando estabelecer, junto à Gol e TAM, uma escala em Uberaba do voo de Goiânia para SP. “Esperamos a reformulação da malha aérea e a definição das novas rotas e atuações de empresas, previstas para serem concluídas em meados de fevereiro, para termos uma resposta sobre esta questão”, informa.
Também segundo Lélio, atualmente o aeroporto local conta com a passagem de 90 passageiros por dia e teve aumento do fluxo desde a segunda semana deste mês. “Desde então, esta movimentação tem se mantido estável. E tudo leva a crer que a previsão inicial de elevação de 5% em janeiro será confirmada”, revela. Em 2009, foram registradas as viagens de 103 mil passageiros.