BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Início de ano tem queda nos casos de dengue na comparação com 2025

Marconi Lima
Publicado em 06/02/2026 às 22:41
Compartilhar

O Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta queda expressiva no número de casos de dengue neste início de ano em Uberaba em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados, a redução chega a 99,37% nos casos confirmados da doença. Em fevereiro de 2025, o município contabilizava 160 confirmações, enquanto em 2026 o primeiro caso confirmado foi registrado apenas agora.

A diminuição também é observada entre os casos prováveis. No mesmo período do ano passado, eram 2.587 notificações suspeitas, número que caiu para 704 neste ano, representando uma redução de 72,8%. Em 2025, Uberaba já havia registrado um óbito em decorrência de complicações da dengue. Até o momento, não há mortes confirmadas pela doença em 2026.

Apesar do cenário positivo em relação aos casos, o alerta permanece. O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2026 apontou 6,55% de infestação no município, percentual classificado pelo Ministério da Saúde como risco de epidemia. O levantamento indica que a maior parte dos focos do mosquito está concentrada no interior das residências.

Segundo dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Uberaba registra atualmente dois casos suspeitos de febre chikungunya. Não há, até o momento, notificações de casos de zika vírus no município.

No cenário estadual, Minas Gerais contabiliza 8.227 casos prováveis de dengue, considerando as notificações que não foram descartadas. Deste total, 2.037 casos já foram confirmados. Seis óbitos estão em investigação, sem confirmação de mortes relacionadas à doença até o momento.

Em relação à febre chikungunya, o estado registra 775 casos prováveis, dos quais 535 foram confirmados, também sem registro de óbitos confirmados ou em investigação. Já quanto ao vírus Zika, Minas Gerais soma 11 casos prováveis e dois casos confirmados, igualmente sem mortes associadas à doença.

As autoridades de saúde reforçam a importância da manutenção das ações de prevenção e o combate aos focos do mosquito continuam sendo fundamentais para evitar novos surtos ao longo do ano. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por