
Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, Luís Carlos dos Santos, no ato do protocolo da pauta. (Foto/Divulgação)
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) protocolou a Pauta de Reivindicações 2026 junto à Prefeitura de Uberaba. De acordo com a entidade, o documento foi encaminhado à prefeita Elisa Araújo (PSD) e ao Comitê de Gestão Eficiente, com a solicitação de abertura formal do processo de negociação entre o sindicato e o governo municipal.
No ano passado, não houve reajuste ou recomposição salarial para a categoria. Para este ano, o pedido de reajuste salarial é de 12%, contemplando a reposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos dois anos e ganho real, além do aumento de 15% no valor do tíquete-alimentação.
A pauta também inclui a concessão de abono natalino equivalente a uma Unidade Fiscal do Município (UFM) e reivindicações ligadas ao Plano de Carreira, com avanços nos direitos funcionais e em políticas de valorização dos servidores.
No último dia 30 de janeiro, os servidores se reuniram em Assembleia Geral para debaterem e deliberarem sobre as principais demandas da categoria para o próximo ano. Segundo o presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, as propostas refletem reivindicações relacionadas à recomposição salarial, benefícios e valorização da carreira no serviço público municipal.
Santos também destacou que o protocolo da pauta marca uma etapa essencial do processo de negociação. Segundo ele, a iniciativa formaliza a vontade coletiva da categoria.
“A nossa pauta de negociação expressa a decisão democrática dos servidores, construída em assembleia. Agora, aguardamos que o governo municipal abra o canal de diálogo dentro do calendário da data-base”, afirmou.
Com o documento oficialmente protocolado, o sindicato aguarda a convocação do Executivo para o início das tratativas. De acordo com o vice-presidente do SSPMU, Phablo Lemes, a expectativa é de que o processo ocorra de forma célere. “Esperamos uma convocação ágil, com respeito à representatividade do sindicato e ao diálogo antecipado, fundamental para negociações responsáveis e transparentes”, destacou.
O SSPMU informou que seguirá acompanhando o andamento do processo e manterá os servidores municipais informados sobre os próximos passos das negociações com a Prefeitura.