O instituto Maria Cravo Modesto oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS (Foto/PMU)
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a transformação do Instituto Maria Modesto em hospital geral, com a abertura de 25 vagas para atendimento a pacientes de diversas especialidades.
Conforme o secretário, algumas adaptações serão realizadas para atender o reposicionamento daquela unidade de saúde, que permanecerá atendendo pacientes psiquiátricos. Baccheretti estima que o Estado destinará pelo menos R$ 120 mil mensais para custeio do novo hospital.
Ele garantiu que a transformação em hospital geral, ajudará no financiamento de leitos psiquiátricos, que deverão acrescentar mais de R$ 1,5 milhão por ano na conta do instituto.
“É importante o reposicionamento desse hospital, para atender as demandas da região. Especialmente, para tratar de pacientes que precisam de atendimento prolongado para recuperação de traumas ou, outros problemas de saúde. No Instituto Maria Cravo Modesto, esse paciente terá um atendimento multidisciplinar, ajudando em sua recuperação. Vamos abrir novos leitos, resultado de um grande esforço do Governo de Minas, com a Prefeitura de Uberaba e o instituto. A região vai ganhar um novo tipo de tratamento para esses pacientes”, destacou Baccheretti.
O instituto Maria Cravo Modesto oferece, atualmente, internação integral para pacientes psiquiátricos, com indicação de hospitalização, por meio de convênio firmado com o SUS. O serviço oferece cuidados para manejo de crises graves que impõem risco à vida do paciente e de outros, ou em situações refratárias ao suporte ambulatorial e que implicam em autonegligência extrema, secundária a um transtorno psiquiátrico grave descompensado.
As vagas no Instituto são solicitadas pelos Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS-AD III) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), após avaliação do médico. O Complexo Regulador Municipal analisa o pedido e confirma a necessidade de encaminhamento ao Instituto. As admissões são feitas 24h por dia, todos os dias.
No período da tarde, Baccheretti se reuniria com gestores dos municípios que integram o Consórcio de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul), para definir a implantação do Samu Regional. O secretário garantiu que até o final do ano, o serviço estará em operação.