UMA COISA É UMA COISA

Investimento na ZPE não impacta planta de hidrogênio verde no DI-3

A multinacional diz que segue em estágio avançado para a implantação da unidade de Uberaba com estudos ambientais em andamento para o início das obras

Marconi Lima
Publicado em 21/05/2025 às 21:41
Compartilhar
Perspectiva do projeto da fábrica a ser instalada no Distrito Industrial 3 para a produção de 500 mil toneladas/ano de fertilizantes (Foto/Reprodução)

Perspectiva do projeto da fábrica a ser instalada no Distrito Industrial 3 para a produção de 500 mil toneladas/ano de fertilizantes (Foto/Reprodução)

Após anúncio da chegada da H2Green a Uberaba, que implantará uma unidade de produção de amônia e hidrogênio verde na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), outra empresa, a Atlas Agro, informou que o projeto para o município segue em desenvolvimento, sem alteração.

A expectativa é que o início da construção da unidade da Atlas Agro em Uberaba ocorresse ainda neste primeiro semestre. O prazo para a entrada em operação da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde no município é para 2028.

Conforme a Atlas Agro, a empresa já possui acordos de fornecimento de seus produtos estabelecidos com grandes empresas de atuação nacional, além de diversas outras negociações que seguem em estágio avançado para a implantação da unidade em Uberaba.

A empresa informou que realizou investimentos significativos na fase de desenvolvimento do negócio e pré-engenharia do projeto da Atlas Agro em Uberaba, que também se encontra com os estudos ambientais em andamento.

A Atlas Agro anunciou no ano passado investimento de R$4,3 bilhões na construção da fábrica de fertilizantes nitrogenados. A unidade utilizará hidrogênio verde e está prevista para entrar em operação em 2028.

A Atlas Agro informou ainda que está iniciando a fase de construção pesada da planta. 

No mesmo ano, a empresa firmou parceria estratégica com a “Casa dos Ventos”, um dos líderes na geração de energia renovável com mais de 55,8 gigawatts (GW) de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento em todo o país. A parceria garantirá o fornecimento da energia renovável para UGF a partir de novos parques eólicos e solares a serem construídos exclusivamente para este empreendimento de Uberaba.

A planta terá capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para atender os clientes da região. Com esse volume, a fábrica pode reduzir em 2,5% a dependência de importação de fertilizantes do país.

Conforme a Atlas Agro, a fábrica de Uberaba é um dos projetos de hidrogênio verde mais avançados em todo o Brasil. Além disso, a empresa tem como principal investidor a Macquarie Asset Management, empresa Australiana que é reconhecida como um dos maiores fundos de infraestrutura do mundo, com mais de US$800 bilhões de dólares de ativos sob gestão.

A Atlas Agro Fertilizantes é uma empresa europeia focada na produção de fertilizantes nitrogenados com baixa emissões de carbono ao meio ambiente. Sua missão é alimentar o mundo de forma sustentável, promovendo assim a disrupção em uma indústria que responde por 2% das emissões mundiais de CO2. Cada uma de suas fábricas pode alimentar cerca de 16 milhões de pessoas e evitar mais de 1 milhão de toneladas de CO2 por ano. A Atlas Agro tem sua sede global na Suíça e escritórios na Espanha, nos Estados Unidos e no Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por