POLÍTICA

José Ferreira deixa de ser único a avaliar o ensino municipal

Prefeito Anderson Adauto confirma o interesse de contratar outra instituição para aplicar o Sistema de Avaliação das Escolas Municipais e assegura que decisão já estava tomada

Daniela Brito
Publicado em 29/06/2011 às 00:22Atualizado em 19/12/2022 às 23:37
Compartilhar

Prefeito Anderson Adauto confirma o interesse de contratar outra instituição para aplicar o Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (Saem). Ele assegura que a decisão já estava tomada, mas ainda não havia sido divulgada pela Prefeitura de Uberaba. Entretanto, o anúncio ocorre após questionamentos feitos por meio do Jornal da Manhã de que o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira não deveria ser responsável por avaliar o próprio material oferecido através do Sistema Estruturado de Ensino.

Para AA, os questionamentos são relevantes, mas não o incomodam, lembrando que pelo menos uma vez ao ano os alunos da rede municipal também são avaliados pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb), do Ministério da Educação e Cultura (MEC).  “Nós já havíamos conversado que seria importante uma instituição de fora realizar este tipo de avaliação, assim como temos aquela aplicada pelo governo federal. É natural”, informa.

De acordo com ele, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é a mais cotada para assumir o serviço. Também não está descartada a possibilidade de participação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), para que a instituição adquira know-how. “Assim, poderemos ficar com todo o processo aqui dentro de Uberaba”, afirma. Conforme AA, UFJF foi responsável pela última avaliação realizada na gestão de Marcos Montes (DEM). Ele lembra que, à época, o então prefeito preferiu “esconder os resultados dentro de uma gaveta a torná-los públicos devido ao baixo desempenho dos alunos”. Ainda segundo o prefeito, a UFJF também aplicou a primeira avaliação na atual administração, no início de 2005, quando ficou constatado que a educação municipal precisava de uma atenção maior do governo municipal. “A partir daí, iniciamos um processo de melhoria da rede municipal de ensino”, destaca.

Ele ainda garante que a contratação de outra instituição não impede a prestação de serviço oferecido pelo “Zé Ferreira” – que também aplicará pelo menos uma vez por ano o Saem. Desde o início do mandato, o “Zé Ferreira” é o responsável pelas provas. Para 2011, o contrato, orçado em R$370 mil, foi realizado sem processo licitatório, para aplicação de duas provas, em atendimento à Secretaria de Educação e Cultura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por