Enquanto festividades e passeatas marcam o Dia Nacional da Juventude, lideranças estudantis continuam à espera da efetivação do Conselho Municipal de Juventude. No papel, órgão já existe desde agosto de 2008, quando a Câmara Municipal autorizou a criação do Conselho. No entanto, o projeto está emperrado até então.
De acordo com o líder do PMDB Jovem, Danilo Ferrari, as conversações foram retomadas no mês passado com a chefia de gabinete, através da primeira-dama Angela Mairink. Porém, nenhum cronograma foi definido ainda para publicação dos editais de convocação e nomeação dos membros do conselho. Danilo espera que o processo seja finalizado ainda este ano para que o grupo comece a trabalhar em 2010.
Sobre o assunto, AA disse apenas que irá retomar o assunto esta semana, mas não especificou data para apresentar os editais de convocação e nem mesmo se terá reunião com o movimento jovem. O conselho será constituído por será constituído por 15 membros, abrangendo representantes do Poder Executivo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Uberaba), Sindicato Rural, Aciu, grêmios estudantis, Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs), ONGs ligadas à área da juventude, movimentos religiosos, culturais e sindicais.
Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, a Pastoral Arquidiocesana da Juventude realiza hoje marcha contra a violência. A concentração será na praça Santa Rita, tendo início às 8h30. Os jovens vão caminhar até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, onde a programação será encerrada com missa celebrada pelo padre José Bezerra. Cerca de 20 cidades devem ser representadas no evento.
O programa Fica Vivo também está com agenda especial em homenagem aos jovens. Programação foi aberta com o 1º Festival do Hip-Hop em Uberaba e continua até terça-feira (27) com apresentações de break, rap, dança, percussão, grafite, entre outras atividades no Centro Avançado do Abadia.