VAI NÃO

Justiça suspende processo de contratação temporária de professores da rede estadual

Gisele Barcelos
Publicado em 24/01/2025 às 22:11
Compartilhar

Justiça determinou a suspensão do processo de contratação temporária de professores para a rede estadual de ensino. A medida foi tomada às vésperas do início do prazo para que os selecionados se apresentassem nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para entrega de documentos. 

Ordem judicial atende a pedido do Ministério Público, que ingressou com ação civil pública para questionar a ausência de vagas reservadas para pessoas com deficiência nos editais. A decisão liminar vale para as funções de Analista Educacional/Inspetor Escolar - ANE/IE, Especialista em Educação Básica - EEB, Professor de Educação Básica - PEB, e Professor para Ensino do Uso da Biblioteca - Peub).

Conforme liminar, a Secretaria de Estado da Educação tem prazo de dez dias para incluir a previsão de reserva do percentual de 10% do total de vagas para pessoas com deficiência. Depois da retificação do edital, a liminar também pede a reabertura do prazo de inscrição para pessoas com deficiência. Em caso de descumprimento, foi estabelecida multa diária de R$5 mil.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Estado se manifestou no processo e afirmou que não existe a obrigação de reserva de vagas na modalidade de contratação temporária. No entanto, a decisão judicial entendeu que a legislação não exclui a obrigação em processos seletivos públicos para contratação temporária.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que suspendeu temporariamente a seleção de profissionais e adiantou que está tomando as providências judiciais cabíveis para garantir a continuidade do processo.

A apresentação dos candidatos na Unidade de Ensino ou nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) seria realizada a partir de ontem e até o dia 27 de janeiro. Ainda não há confirmação de novas datas para inscrição. A pasta posicionou que os candidatos devem aguardar as orientações sobre as próximas etapas do processo previstas no cronograma do edital. (GB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por