POLÍTICA

Legislativo aprova projeto que viabiliza câmeras de segurança nas escolas da rede

Gisele Barcelos
Publicado em 12/09/2022 às 22:00Atualizado em 18/12/2022 às 12:09
Compartilhar

Por unanimidade, Câmara Municipal aprovou ontem projeto de lei que viabiliza a instalação de câmeras de segurança nas escolas públicas municipais e permite o uso de videomonitoramento dentro da sala de aula.

De autoria do vereador Wander Araújo (PSC), a proposta altera uma lei já existente desde 2019 e que trata sobre instalação de câmeras de segurança nas escolas municipais. As mudanças no texto são para atender a critérios constitucionais e resguardar os direitos dos professores e alunos a partir da instalação do videomonitoramento nas salas de aula.

Entre as alterações na lei, o projeto estabelece que é obrigatória a ciência clara e expressa dos professores, pedagogos e demais servidores e prestadores de serviço que possam ser objeto das imagens do videomonitoramento. O mesmo também vale para o uso das imagens dos estudantes, que deverá ter a concordância dos pais ou responsáveis.

Além disso, o projeto inclui na lei anterior que a implantação do sistema de vigilância eletrônica nas unidades escolares da rede pública será realizada de forma progressiva, observando a comprovação da existência de condições técnicas e, também, de viabilidade econômica por parte do município.

Na defesa do projeto, o autor manifestou que o objetivo da medida não é causar impacto aos cofres públicos, apenas aumentar a segurança dentro das escolas e evitar casos de agressão a professores.

Já o vereador Paulo César Soares China (PMN) criticou o governo municipal e disse que faltou competência à atual gestão para colocar a lei de 2019 em prática, dando início à instalação das câmeras de segurança nas escolas.

A declaração foi rebatida pelo líder do governo na Câmara, vereador Fernando Mendes (MDB), que alegou que a medida não foi adotada até o momento porque não havia disponibilidade financeira para a aquisição dos equipamentos. “Não foi instalado ainda porque não tinha orçamento”, argumentou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por