A Câmara de Uberaba está investindo em novas tecnologias e já utiliza a leitura da impressão digital para registrar o ponto dos servidores. Para tanto, adquiriu dois equipamentos – com dispensa de licitação – no valor total de R$ 7.092 junto a DuBrasil Soluções, sendo que um deles ficará no Paço Municipal (praça Rui Barbosa, nº 250) e o outro no anexo Nagib Cecílio (rua Tristão de Castro, nº 204) onde estão instalados os gabinetes dos vereadores.
O presidente da Casa, Luiz Humberto Dutra (PDT) assegura que o sistema é totalmente antifraude e trará mais transparência com relação ao horário de trabalho dos servidores. “Estamos dando um exemplo para a sociedade com relação à seriedade com que o serviço público tem que ser tratado”, diz o vereador. O diretor do Departamento de Gestão da CMU, José Eilson Câmara acrescenta que o funcionário também é beneficiado com a medida, já que não precisará mais do cartão para registrar sua presença no local de trabalho.
Ele informa que o aparelho fornece um comprovante com data e hora do registro. Vale destacar que o sistema de leitura biométrica utiliza características biológicas como mecanismo de identificação, que pode ser feito através da íris, da retina, da voz, do rosto e da geometria da mão. A Câmara optou pela leitura da impressão digital. (RG)