Dois uberabenses conquistam vaga na Assembleia Legislativa de Minas (Almg). Uma cadeira permaneceu com Adelmo Carneiro Leão (PT) e a segunda será ocupada por Antônio Lerin (PSB). Líder nas pesquisas, Fahim Sawan (PSDB) ficou fora nas eleições deste ano.
Reeleito com mais de 40 mil votos, Adelmo avalia que a disputa foi difícil e complexa, mas está satisfeito com o resultado final. Na comparação com 2006, o desempenho do petista melhorou quase 13 mil votos. A votação em Uberaba praticamente cresceu no períod de 4.772 para 8.909 votos. Entretanto, o parlamentar esperava mais: “Queria ter tido mais na cidade, considerando o compromisso com o município. Mas estou agradecido a cada um dos votos”.
Antes de pensar no próximo mandato, Adelmo afirma que a prioridade é se empenhar na campanha ao segundo turno da presidenciável Dilma Rousseff (PT). Segundo ele, as conversas com lideranças regionais serão intensificadas para ampliar a base da ex-ministra em Minas Gerais.
A reportagem tentou contato com Lerin, mas ele não foi encontrado. O candidato alcançou 40.426 votos, sendo 32.863 só no município. Ajudado pela dobradinha com Marcos Montes (DEM), o parlamentar praticamente dobrou a votação, comparado a 2006.
Por outro lado, o tucano Fahim que era líder nas pesquisas ficou aquém da expectativa. Ele saiu de 56.311 votos no pleito passado para 45.792, ficando fora da próxima legislatura. Em Uberaba, o percentual de votos também recuou: de 33.844 para 27.659 votos.
A equipe tentou ouvir o candidato sobre a derrota, mas os celulares estavam desligados.
O presidente do PSDB local, Luiz Cláudio Campos, também foi procurado. No entanto, a informação é que o grupo estava em reunião para discutir o resultado das eleições. Não houve retorno até o fechamento desta edição.
Tony Carlos (PMDB) e José Luiz Alves (PSL) foram contatados sem sucesso ontem à noite. Tony saiu de 18.925 votos em 2006 para 34.724 agora, mantendo a média de quase 90% dentro do município. Já Zé Luiz chegou a 33.272 mil votos nesta eleição.