POLÍTICA

Liberação de emendas poderá agilizar votações na Câmara

Mesmo diante aos apelos do Executivo para limpar a pauta de projetos de sua autoria – considerados simples, mas que precisam passar pelo crivo dos vereadores

Renata Gomide
Publicado em 07/09/2011 às 00:57Atualizado em 19/12/2022 às 22:27
Compartilhar

Mesmo diante aos apelos do Executivo para limpar a pauta de projetos de sua autoria – considerados simples, mas que precisam passar pelo crivo dos vereadores –, pouco se avançou anteontem no plenário durante a primeira sessão do mês de setembro. De uma extensa pauta, contendo oito proposições, todas de autoria do prefeito Anderson Adauto (PMDB), apenas três foram discutidas e votadas; todas aprovadas.

Mas ontem, em sessão dedicada a requerimentos, uma revelação feita em plenário poderá mudar o ritmo de votações: segundo o presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, Samuel Pereira (PR), a primeira parcela das emendas parlamentares – R$353 mil – será depositada sexta-feira na conta das instituições indicadas pelos vereadores. Na segunda, em evento na Prefeitura, que terá a participação do prefeito Anderson Adauto (PMDB), serão assinados os convênios entre o Executivo e os beneficiários dos recursos, que poderão sacá-los a partir de então.

A primeira parcela das emendas deveria ter sido liberada em junho, atraso atribuído pela Prefeitura às entidades, que não teriam encaminhado os documentos necessários para se habilitarem a receber o benefício. Situação que só foi contornada nos últimos dias, mas que desde o mês passado tem mobilizado o vereador Samuel Pereira. Cobrado pelos colegas, ele foi atrás do secretário de Governo, Rodrigo Mateus, que ontem confirmou a liberação dos recursos para esta sexta-feira.

Contudo, a se considerar algumas conversas de bastidores na Câmara, se a PMU pretende mesmo contar com a boa vontade dos vereadores na votação de seus projetos, terá que esperar o dinheiro entrar na conta das entidades. Na segunda, a Casa realiza a terceira reunião ordinária do mês e deverá ter novamente uma pauta cheia. As emendas parlamentares são um instrumento através do qual o Legislativo participa da elaboração do orçamento anual, mas também se traduzem em um meio de fazer política junto às bases.

A expectativa é de que na segunda semana de setembro a Prefeitura encaminhe à Casa um relatório contendo os nomes das instituições que serão beneficiadas através da segunda parcela das emendas, da ordem de R$400 mil. Até o fim do ano a PMU terá desembolsado um total aproximado de um milhão de reais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por