Pesquisa aponta que 65% dos uberabenses concordam com a localização do Hospital Regional próximo ao cemitério São João Batista. A margem de erro é de dois pontos percentuais
Pesquisa aponta que 65% dos uberabenses concordam com a localização do Hospital Regional próximo ao cemitério São João Batista. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Ao todo, 800 entrevistas foram realizadas entre 27 e 30 de agosto. As pessoas consultadas têm idade superior a 16 anos e residem em Uberaba há mais de um ano.
Conforme o levantamento, 65,13% concordam com a escolha da área próxima ao cemitério. Outros 34,88% não aprovam a decisão da Prefeitura. Dos 279 entrevistados contrários ao hospital na avenida da Saudade, 37% não souberam especificar o motivo e 28% argumentaram que a estrutura deveria ser construída na região central da cidade. A proximidade do cemitério ou risco de contaminação por necrochorume também teve 25% das justificativas.
Outras alegações contra a unidade hospitalar na avenida da Saudade foi o impacto psicológico aos pacientes no futuro (0,72%), problemas de trânsito no entorno (0,36%) e entendimento que o terreno é pequeno para o HR (1,08%). Houve ainda entrevistados que preferiam a instalação do Hospital na Univerdecidade (0,36%). O levantamento apurou que 65,63% sabiam o local onde a estrutura seria construída. Outros 34,38% desconheciam sobre o assunto.
A assessoria de imprensa da PMU reforça que a decisão sobre o Hospital é definitiva. Conforme o departamento, a pesquisa demonstrou que a maioria das pessoas contrária ao terreno próximo ao cemitério não apresentou argumentos.
Consultado pela reportagem do Jornal da Manhã, o engenheiro João Eurípedes Sabino desacreditou os números divulgados pela Prefeitura. “Recuso-me a comentar quando a pesquisa é patrocinada pelo próprio interessado no assunto”, alega, ainda firme no alerta sobre o risco de contaminação por necrochorume no local.