O vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ), Christiano Alvernaz, endossou a notícia falsa
Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) espalham, nos últimos dias, que o presidente eleito Lula (PT) morreu e teria sido substituído por um sósia, em um esquema com participação da TV Globo. A informação é falsa e já foi desmentida pela assessoria do petista.
A história ganhou força quando o vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ), Christiano Alvernaz (Republicanos), publicou em seu perfil do Instagram um vídeo sobre supostos indícios da morte de Lula.
“Estou dizendo que está tudo muito estranho. É muito conveniente ele operar a região cervical e dizer que está poupando a voz e agora só se comunica por mensagem escrita. Uma operação nessa parte onde ele tinha o nódulo não pega prega vocal. Pelo amor de Deus. Eu sou médico e conheço a anatomia”, declara o bolsonarista no vídeo.
Segundo o Jornal Metrópoles, vários áudios, vídeos e fotos estão sendo divulgados massivamente nos grupos de direita, que apoiam fielmente Bolsonaro. Nos comunicados, os especuladores afirmam que a farsa estaria sendo encoberta para evitar um possível golpe contra a chapa eleita.
“Lógico que isso é uma mentira e uma bobagem. Existe um sistema de disseminação de fake news do bolsonarismo, em especial a partir de áudios falsos no Telegram, que divulga todo o tipo de besteira com tom conspiratório. O presidente eleito está vivo, bem, com nove dedos e em plena saúde após ter se recuperado de um procedimento feito semana passada”, afirmou a assessoria do partido, ao portal de notícias Metrópoles.