Marcos Montes e Fahim Sawan mantêm liderança na preferência do eleitorado para disputa de vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa de Minas, respectivamente
Marcos Montes (DEM) e Fahim Sawan (PSDB) mantêm liderança na preferência do eleitorado para disputa de vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa de Minas, respectivamente. O resultado foi observado em pesquisa do Instituto ContraPonto, com base em 400 entrevistas. Para o levantamento, a equipe percorreu diversos bairros da área urbana entre os dias 14 e 18 de março.
Num primeiro cenário, com menos nomes apresentados, Montes aparece com 31% das intenções de votos. Paulo Piau (PMDB) vem em segundo, com 23%, e Aelton Freitas (PR) e Narcio Rodrigues (PSDB) estão praticamente empatados na casa dos 10%. Das pessoas entrevistadas, 19% não souberam responder. Brancos e nulos somaram 7%.
Ainda na disputa da Câmara Federal, outro quadro se constrói quando é avaliada a pré-candidatura de Marilda Ribeiro Resende (PT). MM continua em primeiro, tendo 21% da preferência do eleitorado. Neste caso, a petista ocupa a vice-liderança, com 15% das indicações, e Piau cai para o terceiro lugar, com 13,25%. Em seguida, estão Heli Andrade – Grilo (10,75%), Luiz Humberto Dutra (8%), Aelton e Narcio (5%) e Edson Santana (2,75%). Brancos e nulos somaram 5,25% das respostas e 13,75% dos entrevistados preferiram não opinar.
De acordo com o diretor do ContraPonto, Luciano Julusi, o desempenho de Marilda pode ser fruto das investidas recentes em marketing político. Entretanto, ele afirma que se deve aguardar um pouco mais para verificar se há consolidação destes votos, e também se a candidatura será mantida pelo partido. O mesmo, segundo ele, vale para o delegado Heli Andrade, que aparece em quarto na pesquisa. Já a avaliação de Dutra não é tão positiva. “O vereador esteve em melhor posicionamento em pesquisas de 2009, o que significa dizer que não há cristalização dos votos. Esta na mesma condição de Grilo e Marilda. É preciso tempo para avaliar”, pondera.
Quanto aos deputados em busca de reeleição, Julusi analisa que Montes mantém a média de votação do último pleito e isso pode representar a condição de deputado federal majoritário em Uberaba, como ocorreu em 2006. O diretor do Instituto salienta que Piau também apresenta a média do último resultado eleitoral e deve crescer à medida da campanha, caminhando para uma disputa polarizada com MM. Sobre Aelton e Narcio, ele pondera que eles são para-quedistas na cidade e as votações dependem, principalmente, do número de candidatos que Uberaba terá este ano.
Nas duas simulações para deputado estadual, o tucano Fahim Sawan é quem tem mais intenções de voto. Para Julusi, esta posição pode ser momentânea devido às obras anunciadas pelo parlamentar, como o Hospital Regional. Por isso, será preciso aguarda a próxima pesquisa para aferir o grau de evolução do candidato.
Observando o cenário com menos pré-candidatos, Fahim tem 31% da preferência do eleitorado. Adelmo Carneiro Leão (PT), que busca reeleição, e Lerin (PSB) estão tecnicamente empatados, com 18%, enquanto José Luiz Alves (PSL) fecha o ranking com 13% das indicações.
Já um segundo quadro considera também o nome do vereador Almir Silva (PR). Neste caso, Almir está na vice-liderança, com 19,50% das indicações, e empurra Adelmo para o terceiro lugar, com 11,75%. Lerin cai para o quarto lugar, com 8,75%. Por outro lado, o diretor do ContraPonto avalia que a candidatura de Almir está condicionada ao apoio do partido para dobradinha com Aelton. Esse projeto esbarra no nome de Zé Luiz, indicado pelo prefeito na base aliada.
Isabel Nascimento (PTC) e Tony Carlos (PMDB) aparecem quase juntos, com 7,75% e 7,5%, respectivamente. Julusi salienta que a ex-primeira dama teve resultados melhores em pesquisas anteriores, mas está em momento delicado devido ao grupo político que pertence e à verba para campanha. Já Tony teve o nome avaliado pela primeira vez e, segundo o analista político, pode ser uma surpresa na eleição deste ano. Isso vai depender de compor dobradinha para ganhar votos na região.
José Luiz, com 5,75% neste cenário, apresenta o mesmo desempenho da eleição de 2006. Entretanto, Julusi destaca que agora ele é o único pré-candidato apoiado por AA e tem chances de estar na campanha regional de dois deputados federais, Aelton e Piau.