POSICIONAMENTOS

Vereadora e diretor da Semed analisam índice de alfabetização

Joanna Prata
Publicado em 17/07/2025 às 21:50
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Após a divulgação do índice de alfabetização infantil em Uberaba, que atingiu 57,68% em 2024 e superou a meta estabelecida, mas ficou abaixo da média nacional, os desdobramentos continuam. Em entrevistas à Rádio JM, a vereadora Rochelle Gutierres, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e o diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Djalma Pereira, destacaram avanços e apontaram ações necessárias para que o município alcance a meta de 80% de alfabetização até 2030.

Ambos reconheceram o crescimento de quase 12 pontos percentuais em um ano como avanço expressivo, mas também chamaram atenção para o fato de que Uberaba ainda está abaixo da média nacional, que foi de 59,2%. A principal crítica, em comum entre os dois representantes, é sobre a necessidade de continuidade nas ações de alfabetização, para além dos ciclos de avaliação externa. Segundo Rochelle, “o que se vê muitas vezes é uma mobilização apenas no ano da prova. Precisamos de ações pedagógicas permanentes”.

Djalma concorda e reforça que, apesar dos bons resultados, o trabalho precisa ser sustentado. “O desafio não é apenas formar professores, mas garantir que essa formação se traduza em práticas eficazes na sala de aula. Estamos investindo nisso”, afirmou. Ele citou como exemplo a participação de 320 professores da rede no programa Leia, ligado ao governo federal, e destacou que Uberaba foi uma das três cidades mineiras escolhidas para a formação aprofundada dentro da iniciativa, conduzida pela UFMG.

O investimento em formação docente também é prioridade local. A Casa do Educador, espaço municipal de capacitação, ofereceu no primeiro semestre deste ano 24 cursos, atendendo mais de 4.700 educadores. Djalma ressaltou que as oficinas priorizam a prática em sala de aula e têm foco em metodologias ativas e neuroeducação, essenciais para enfrentar os desafios da alfabetização. “Estamos atualizando nossos professores para que eles acessem melhor as necessidades dos alunos”, disse.

Já a vereadora Rochelle destacou que a Câmara irá formalizar um requerimento para cobrar da Secretaria de Educação um planejamento de médio e longo prazo. Ela também defendeu a criação urgente de uma comissão para discutir o novo Plano Decenal da Educação Municipal, que foi prorrogado até 2025. “Não dá para pensar em política pública olhando só o próximo ano. A alfabetização precisa estar no centro do planejamento educacional da cidade”, pontuou.

Outro ponto de alerta nas falas de ambos foi a defasagem educacional observada em ciclos posteriores. Rochelle mencionou que ainda há estudantes chegando ao nono ano sem pleno domínio das habilidades básicas de leitura e escrita e questionou como a rede pode recuperar esses alunos. Djalma reforçou que a secretaria também está investindo no acompanhamento pedagógico e no monitoramento do uso das formações recebidas, para garantir efetividade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por