Única representante do sexo feminino até agora, Marilda disse ontem estar preparada para o desafio de ir às urnas em 2012
Única representante do sexo feminino até agora a ter o nome colocado para a sucessão municipal em Uberaba, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilda Ribeiro, disse ontem estar preparada para o desafio de ir às urnas em 2012. Em entrevista à Rádio JM 730, a ex-vereadora do PT considera que sua trajetória a credencia a disputar a Prefeitura à medida do que foi sendo agregado à sua formação ao longo dos anos.
Ela lembra que começou sua vida profissional como professora – “atividade que contribuiu com o saber ouvir” –, depois passou ao movimento sindical – tendo presidido o Sind-UTE no município –, por dois mandatos na Câmara e, agora, coordena as políticas para mulheres. No transcorrer dessa trajetória, Marilda foi se preparando para hoje poder se colocar como pré-candidata à sucessão do prefeito Anderson Adauto (PMDB). Além dela, o deputado estadual e seu correligionário Adelmo Carneiro Leão também teve seu nome apresentado pelo comando partidário.
Conforme Marilda, o momento atual é de organização partidária, de se falar em nomes, e é com essa lógica que a petista diz se apresentar. Ela conta que houve uma provocação do Diretório para que seus filiados colocassem se estavam dispostos a sair candidatos, “e eu, como já disse, não fujo da raia, gosto de desafios”, revela a ex-vereadora, ponderando que é prematuro falar sobre o que virá daqui para frente – a não ser que nem ela e nem Adelmo querem participar de prévias internas.
Marilda tem plena consciência de que para consolidar seu nome nessa disputa é necessário muita conversa com as várias forças políticas em atuação no município, especialmente entre aquelas que compõem a base aliada da atual administração. Não é segredo que esses partidos estão sendo chamados para apresentar listas com seus pré-candidatos para chegar a um denominador comum, como o próprio prefeito já declarou.
No início desta semana os representantes do PT, PR, PMDB, PSL e PRB se reuniram em torno de um almoço regado a muita conversa sobre sucessão e, de acordo com Marilda, cada partido pôde expor os critérios que usará para identificar seus “prefeitáveis”. Impossibilitado de se candidatar novamente, Anderson Adauto é, na opinião da ex-vereadora, o líder que compôs esses dois mandatos, sendo lógico que transmita ao grupo sua experiência como articulador político.