Horário eleitoral gratuito recomeça hoje para os presidenciáveis no 2º turno. Programas serão veiculados às 13h e às 20h30 na TV
Horário eleitoral gratuito recomeça hoje para os presidenciáveis no 2º turno. Programas serão veiculados às 13h e às 20h30 na televisão. Já a transmissão no rádio será às 7h e ao meio-dia. Marqueteiros políticos esperam revisão no conteúdo dos programas nesta fase.
Com experiência em campanhas, o publicitário Fábio Lacerda acredita que a reestreia do horário político na TV e rádio será morno. De acordo com ele, os coordenadores estão à espera da definição do apoio de Marina Silva (PV) e também das primeiras pesquisas eleitorais. Lacerda acredita que o conteúdo esquentará após o feriado prolongado. “Penso que os dois candidatos agora vão discutir plano de governo. Até porque foi isso o que fez a Marina subir. Não dá para ficar apenas no genérico”, avalia.
Além disso, o marqueteiro analisa que mais apoiadores devem se envolver nos programas eleitorais, inclusive os governadores, senadores e deputados eleitos. Quanto à posição de Aécio Neves (PSDB), ele prefere esperar para saber se realmente haverá empenho na campanha de Serra como prometido.
Já o publicitário José Renato Gomes pondera que a segunda rodada do horário eleitoral deverá ter mais audiência. Em relação às estratégias, ele analisa que a petista Dilma Rousseff deve trabalhar para atrelar Serra à imagem desgastada do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que deixou o governo com baixo índice de popularidade. Por outro lado, o marqueteiro afirma que o tucano aproveitará o tempo no rádio e televisão para mostrar que os programas sociais e a política econômica bem-sucedidos nasceram na administração do PSDB. “Ambos os candidatos devem incluir a preocupação com o Meio Ambiente no conteúdo para atrair parte dos votos da Marina Silva”, declara.
No entanto, quem espera o fim da troca de farpas deve se decepcionar. José Renato acredita que os candidatos vão usar todas as cartas nas mangas e podem utilizar novos escândalos como munição. Sobre o envolvimento de Aécio, ele confia que o tucano estará presente na campanha de Serra.