De acordo com Elisa, a parceria com a iniciativa privada foi escolhida pelo governo porque é a alternativa ideal para o memorial e, também, para os parques públicos
Segundo a chefe do Executivo, o objetivo seria lançar o chamamento público ainda este ano para repassar a gestão do memorial à iniciativa privada (Foto/Arquivo)
Reaberto este mês após obra de revitalização, Memorial Chico Xavier deve ter gestão repassada à iniciativa privada. A informação é da prefeita Elisa Araújo (PSD), ressaltando que um modelo de concessão já está em estudo e a expectativa inicial é avançar com o processo antes do fim do atual mandato.
Segundo a chefe do Executivo, a parceria com a iniciativa privada foi escolhida pelo governo porque é a alternativa ideal para o memorial e, também, para os parques públicos, porque oferece manutenção mais eficiente. “A gente sabe das dificuldades da máquina pública para contratar”, argumentou.
Dentro do pacote de concessões na área de lazer, a prefeita salientou que a mais urgente é a do Memorial Chico Xavier, devido à visibilidade conquistada com o reconhecimento do geoparque. “A administração precisa ter eficiência porque a expectativa é que tenha número significativo de visitações devido ao geoparque”, ponderou.
Conforme Elisa, o objetivo seria lançar o chamamento público ainda este ano para repassar a gestão do memorial à iniciativa privada, porém não é possível assegurar a data por causa das restrições impostas durante o período eleitoral.
Questionada sobre a possibilidade de englobar o memorial e todos os parques públicos no mesmo pacote, a prefeita disse que não é possível afirmar que seria a melhor opção. Segundo ela, as modelagens observadas em outras cidades dividiram os equipamentos em lotes para oferecer e ser mais atrativo ao mercado, viabilizando investimentos a médio e longo prazo durante o período do contrato.
A chefe do Executivo ponderou que o modelo de concessão ainda está sendo desenhado, porém a proposta inicial englobaria o memorial e a Mata do Carrinho no mesmo lote. “Vamos entregar um equipamento pronto e um parque pronto. É muito mais valioso para quem assumir a concessão”, finalizou.