Ministro de Ciência e Tecnologia, Mercadante esteve ontem no Parque Fernando Costa, onde acontece a ExpoGenética
Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante esteve na manhã de ontem no Parque Fernando Costa, onde acontece a ExpoGenética 2011, a convite de um pecuarista.
Apesar de a visita ter sido informal, Mercadante se reuniu com diretores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) para conhecer o Pró-Genética - programa voltado para a melhoria genética do rebanho bovino de pequenas e médias propriedades rurais.
Segundo o ministro, o programa precisa ter abrangência nacional para ajudar a elevar a produtividade das pequenas e médias fazendas de todo o Brasil. Ele pretende mobilizar vários setores do governo federal, órgãos de extensão rural e de pesquisa e criadores para que todos os Estados adotem o Pró-Genética.
Depois do encontro na sede da ABCZ, Mercadante visitou pavilhões de animais e ficou impressionado com a qualidade genética das raças zebuínas e com o trabalho que a associação desenvolve em prol da pecuária nacional. Após ser informado sobre os problemas que as empresas brasileiras vêm enfrentando para exportar genética bovina e animais, o ministro se dispôs a levar a reivindicação do setor aos órgãos responsáveis. Mercadante ainda demonstrou interesse em buscar alternativas para levar mais tecnologia aos pequenos e médios produtores de leite.
Mercadante chegou a encontrar rapidamente o deputado federal Paulo Piau (PMDB), que também visitava o Parque Fernando Costa. O ministro retornou no início da tarde para Brasília, onde tinha uma reunião às 16h com a presidente Dilma Rousseff (PT).