O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), é esperado em Uberaba para a abertura de conferência
O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), é esperado em Uberaba para a abertura da “Conferência Brasil Moçambique no combate à pobreza e à fome através do desenvolvimento agropecuário”. A participação do peemedebista no evento foi anunciada ontem por seu correligionário, deputado federal Paulo Piau, com quem se reuniu na véspera para acertar os detalhes da visita à cidade em setembro, mas ainda sem data definida.
Um dos objetivos da conferência é discutir o intercâmbio de projetos entre os dois países, como informa o representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no território brasileiro, Hélder Muteia. Segundo ele, o Brasil tem modelos de sucesso no combate à fome que englobam toda a cadeira produtiva e, desde que adaptados à realidade de Moçambique, podem efetivamente contribuir para reduzir a fome. Entre eles, figuram os programas Pró-Savana, Mais Alimentos e Povoação Bovina, que se destinam, respectivamente, à pesquisa e transferência de tecnologia para o desenvolvimento agrícola; financiamento para aquisição de maquinário, e o melhoramento genético do gado.
O evento, que é uma realização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique, tem o apoio do deputado Paulo Piau, segundo o qual Temer, além de confirmar presença em Uberaba, entende a importância do intercâmbio de informações e tecnologias entre os dois países.