AELTON INCLUSIVE

Ministro decide retomar investigações e processos envolvendo autoridades políticas

Gisele Barcelos
Publicado em 01/04/2025 às 22:00Atualizado em 02/04/2025 às 05:42
Compartilhar
Ex-deputado Aelton Freitas (Foto/Divulgação)

Ex-deputado Aelton Freitas (Foto/Divulgação)

Após o Supremo Tribunal Federal mudar entendimento sobre o princípio do foro privilegiado, o ministro Alexandre de Moraes decidiu retomar investigações e processos envolvendo autoridades políticas. A medida atinge, ao menos, sete casos. Na lista de procedimentos que retornam à Corte, está um inquérito contra o ex-deputado Aelton Freitas.

Os processos, inclusive o do ex-parlamentar, haviam sido transferidos para instâncias inferiores depois que os envolvidos perderam o foro privilegiado ao deixarem os cargos políticos que ocupavam na época em que os casos ocorreram.

Porém, no dia 11 de março, o STF decidiu pela ampliação do foro privilegiado. Com isso, investigações iniciadas na Corte e que tenham relação com o mandato ou a função do político continuarão sob a análise do Supremo, mesmo depois do fim dos mandatos. Sendo assim, Moraes determinou que todos esses casos que estavam sob relatoria dele fossem devolvidos ao STF.

A única informação sobre o inquérito contra Aelton é que a investigação seria por suposto crime de lavagem de dinheiro ou ocultação de bens e valores. O procedimento foi instaurado em 2014, mas posteriormente foi decretado segredo de justiça e não foi possível acesso ao conteúdo dos autos. Procurado pela reportagem do Jornal da Manhã, o ex-deputado preferiu não se manifestar sobre o assunto.

No rol de outros processos que tramitavam em instâncias inferiores e retornaram ao STF estão inquéritos que miram o presidente do PSD, Gilberto Kassab, por suspeita de recebimento de propina; os ex-ministros Geddel Vieira e Ricardo Salles, e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que foi cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por