(Foto/Divulgação)
Executivo sancionou na íntegra proposição que estabelece prioridade para portadores de diabetes na realização de exames em estabelecimentos de saúde da cidade. Com a publicação feita ontem na última edição do Porta-Voz, a nova regra já está em vigor no município.
De autoria do vereador Varciel Rodrigues (PMB), o texto sancionado estabelece o atendimento prioritário para pessoas com diabetes e que sejam insulinodependentes para exames complementares de diagnóstico que exijam jejum prévio, coletas de sangue e ultrassonografia de abdômen.
A exigência vale para hospitais, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, clínicas e laboratórios públicos e privados em Uberaba.
Para usufruir do benefício, o texto determina que o paciente deverá apresentar laudo médico ou exame que comprove a condição e informar a situação no momento da marcação do exame.
Ainda conforme o texto sancionado, o atendimento prioritário aos diabéticos será realizado em conformidade com o atendimento preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência e com a classificação de risco para atendimento aos pacientes, especialmente nos casos de urgência e emergência.
O governo municipal também sancionou matéria que altera o Código de Posturas e proíbe o plantio de plantas venenosas em áreas públicas. De autoria do vereador Anderson Donizeti de Souza (PSD), a proposição também veda espécies que possuam espinhos ou que produzam frutos ou flores que possam cair e provocar acidentes.