Representantes do Observatório Urbano, instituições ligadas ao setor educacional e lideranças comunitárias estiveram no gabinete da prefeita para conhecer o projeto, que será submetido a audiência no dia 11 (Foto/Alfredo Neto/PMU)
A prefeita Elisa Araújo (PSD) apresentou a nova redação da minuta do projeto de revisão do Plano Diretor Integrado, durante reunião com representantes do Observatório Urbano, instituições ligadas ao setor educacional e lideranças comunitárias. O documento seguirá agora para audiência pública, marcada para o próximo dia 11 de dezembro, das 18h às 21h, no Anfiteatro da Prefeitura. O cadastro para uso da palavra e o material de apoio estão disponíveis no diário oficial do município, o Porta-Voz.
A Secretaria de Planejamento (Seplan) já havia apresentado uma primeira versão da minuta em setembro, em audiência pública. Em seguida, o município abriu prazo até outubro para o envio de sugestões formais ao texto. Entre as entidades que contribuíram estão o Observatório Urbano, a Associação para o Desenvolvimento de Uberaba (Adub), o Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM) e a Aurea (Arquitetos e Urbanistas Reunidos e Associados).
Durante o encontro, Elisa destacou que todo o processo de revisão do Plano Diretor foi pautado pelo diálogo com a comunidade. Segundo ela, além da análise das sugestões, o município retornou às entidades com explicações sobre as adequações incorporadas. A prefeita lembrou que o Plano Diretor vigente é de 2006 e que a revisão da legislação, aguardada desde 2016, finalmente avançou. “Entregaremos à cidade um planejamento moderno, responsável e comprometido com o futuro de Uberaba”, afirmou.
Paralelamente à revisão do Plano Diretor, Elisa citou outras ações em andamento na área de desenvolvimento urbano e econômico, como o projeto de lei de incentivos para ocupação comercial e residencial no centro, o Plano de Arborização e o Plano de Mobilidade Urbana.
A secretária de Planejamento, Fúlvia Mendes, informou que todas as contribuições recebidas foram analisadas e resultaram em ajustes importantes na minuta. Outras reuniões com instituições que enviaram sugestões serão realizadas nos próximos dias.