BOM PRA QUEM?

Relações entre Brasil e Moçambique devem ganhar nova dinâmica, diz Sinfrônio Júnior

Marconi Lima
Publicado em 26/11/2025 às 22:38
Compartilhar
 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

As relações comerciais entre Brasil e Moçambique devem ganhar nova dinâmica após visita do presidente Lula ao país africano. Pelo menos essa é a avaliação do presidente da Câmara de Comércio Brasil-África, o uberabense Sinfrônio Júnior, que acompanhou a passagem do chefe do Executivo brasileiro ao continente.

Em Moçambique, Lula recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Ciência Política, Desenvolvimento e Cooperação Internacional, concedido pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.

Conforme Sinfrônio, o Brasil tem parcerias importantes com Moçambique, para cooperação agrícola, transferência de tecnologia, desenvolvimento rural e combate à fome. E, agora, novos projetos foram discutidos para o desenvolvimento da agricultura moçambicana, compartilhando tecnologias e expertise brasileira para aumentar a produção, criar empregos e segurança alimentar, como parte de uma visão maior de parceria entre os dois continentes. 

“Os dois países estão unidos pela fraternidade, que nasceu da luta, da cultura e do sonho de liberdade. Como disse o presidente Lula em seu discurso na Universidade Pedagógica de Maputo, foi o povo africano que ajudou a forjar a alma do Brasil”, ressaltou.

Educação. Ao destacar a educação, Lula afirmou que a Universidade de Maputo é símbolo de esperança no país e traduz os sonhos da nação moçambicana. O presidente reforçou a influência das ideias do educador brasileiro Paulo Freire em Moçambique. “Seus métodos e sua filosofia ajudaram a formar gerações de professores, alfabetizadores e líderes comunitários. Este título que recebo é também uma homenagem a ele, e a todos os educadores moçambicanos e brasileiros que mantêm viva a chama do conhecimento e da liberdade”, afirmou o presidente da Câmara de Comércio Brasil-África.

Sinfrônio destacou que o Brasil também possui iniciativas que permitem a jovens talentos de Moçambique, e de outros países africanos, trabalharem seu conhecimento lado a lado com jovens brasileiros. E, agora, novas oportunidades devem se abrir, com mais parcerias no setor, o que vai gerar mais oportunidades para os moçambicanos terem acesso ao conhecimento

 “A cooperação para a produção de alimentos e fortalecimento da agricultura familiar e da pesquisa científica, terá o futuro mais promissor do planeta e nós vamos trabalhar para criar novas parcerias com Moçambique, para atuar nesse importante mercado do continente africano”, disse Sinfrônio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por