Minuta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana deve ser apresentada à população antes do fim deste ano. A meta é da superintendente de Planejamento Urbano, Ana Luísa Bilharinho, salientando que a equipe técnica começará agora a analisar os dados do diagnóstico realizado pela consultoria contratada.
Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira (20), a superintendente informou que ainda não houve tempo hábil para avaliar o conteúdo do diagnóstico entregue esta semana e adiantar possíveis ações que podem ser adotadas para aprimorar o trânsito e a mobilidade urbana em geral.
Segundo a arquiteta, a equipe estará empenhada em destrinchar as informações do diagnóstico e trazer possíveis ações a serem colocadas no Plano de Mobilidade Urbana. O cenário verificado pela consultoria e as propostas serão discutidos no início de novembro em audiência pública, na qual serão coletadas também contribuições da comunidade. “Aí poderemos sentar e começar a escrever as soluções”, destacou.
De acordo com Ana Luísa, a intenção é que a minuta do Plano de Mobilidade Urbana esteja pronta para ser debatida em uma segunda audiência no mês de dezembro. A partir daí, seriam feitas a consolidação da legislação no início de 2025 e a última audiência para apresentar o projeto que será encaminhado à Câmara Municipal para votação.
Conteúdo. Os dados preliminares do diagnóstico mostram que 39% dos deslocamentos na cidade são feitos por automóvel; 23%, a pé, e 16%, por meio do transporte público.
Além disso, o trabalho é o principal destino de viagens com origem em casa para 59% das pessoas, ficando a escola em segundo lugar, com 26%. Compras e lazer chegam a 6% e para tratamento de saúde, a 3%.