Pré-candidatos estão satisfeitos com pesquisa do Instituto ContraPonto, divulgada pelo Jornal da Manhã. O levantamento mostra incerteza no quadro eleitoral para 2010, mas alguns nomes se destacaram na preferência dos eleitores. Na Câmara Federal, Marcos Montes (DEM) lidera as intenções de voto e Fahim Sawan (PSDB) é o mais citado na disputa para a Assembleia Legislativa de Minas.
Ressaltando a dificuldade de trabalhar estando fora da base aliada do governo federal, MM comemora a aceitação entre os uberabenses e também afirma ter um crescimento na região. Quanto ao fato de ser o pré-candidato com maior índice de rejeição (15%), Montes analisa que é natural existir resistências: “Quem foi prefeito de uma cidade por oito anos, com certeza não agradou a todos, do ponto de vista administrativo. Considero número baixo, mas temos que trabalhar para reduzir isso. Mas isso não interfere no meu projeto de reeleição”.
Já o deputado Paulo Piau (PMDB), segundo colocado na intenção de votos, afirma estar satisfeito com o resultado na pesquisa. Segundo o parlamentar, a campanha ainda não começou e só quando a corrida for lançada, os candidatos com maior poder de convencimento vão sair na frente. “Ainda nem mostrei o trabalho realizado. Só agora fiz alguma divulgação das atividades do mandato”, salienta.
Também considerando o desempenho positivo, a ex-vereadora Marilda Ribeiro Resende (PT) comemora o terceiro lugar após a recém-anunciada pré-candidatura, mas questiona a dificuldade existente para lançar novas lideranças no município. “Não é fácil mudar essa lógica e, às vezes, a vontade da população não se expressa nos nomes colocados para a eleição”, lamenta.
Para o vereador Lerin (PSB), o terceiro no ranking para deputado estadual, a pesquisa mostra que é preciso intensificar o trabalho fora de Uberaba para conseguir uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas. Ele conta que já está buscando apoios fora, tendo mapeado e dividido o entorno em cinco microrregiões. “Estamos atuando para conseguir três mil votos em cada uma delas. Assim, fecharemos 15 mil votos externos e 25 mil dentro de Uberaba”, destaca.
Apesar de perdido o segundo lugar para Almir Silva (PR), Lerin avalia que possui o menor índice de rejeição entre os oito pré-candidatos, 2,66%. Almir teve 3,33% das respostas negativas. O deputado Fahim Sawan também foi procurado, mas não quis se manifestar porque não tinha conhecimento dos dados.