POLÍTICA

Montes e Fahim continuam a liderar pesquisa

Nova pesquisa eleitoral realizada este mês pelo Instituto ContraPonto mostra consolidação de votos para representantes da oposição.

Gisele Barcelos
Publicado em 27/12/2009 às 14:54Atualizado em 20/12/2022 às 08:50
Compartilhar

Nova pesquisa eleitoral realizada este mês pelo Instituto ContraPonto mostra consolidação de votos para representantes da oposição. Marcos Montes (DEM) continua em primeiro lugar na preferência dos eleitores, entre os pré-candidatos a deputado federal. Já na Assembleia Legislativa, Fahim Sawan (PSDB) aponta crescimento de 10% em relação a outubro e mantém a liderança de votos na cidade. O levantamento foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, considerando 400 entrevistas de eleitores da zona urbana de Uberaba.

Para o diretor do Instituto ContraPonto, Luciano Julusi, Fahim vive novamente um bom momento político. Na pesquisa anterior, foi observada uma queda nas intenções de voto do tucano, mas ele conseguiu se recuperar e ficou com 31% da preferência num cenário com outros oito candidatos.

Almir Silva (PR) mantém o segundo lugar no levantamento atual. Entretanto, o vereador oscila quatro pontos percentuais para baixo em comparação a outubro, chegando a 14% das indicações dos entrevistados. Segundo Julusi, a variação negativa é perigosa para o vereador: “Isso pode significar falta de consistência em sua intenção de votos, o que fatalmente inviabilizaria a candidatura de qualquer um. Ainda não existe indicativo de que o vereador teria votos fora da cidade e isto deverá ser o peso decisivo para Almir”.

Por outro lado, o vereador Lerin (PSB) permanece dentro da média (12%). Julusi destaca que, no cenário com apenas os quatro pré-candidatos mais cotados, ele aparece somente atrás de Fahim Sawan (38%) e registra 19% das intenções de voto. Neste levantamento, José Luiz Alves (PSL) ficou em terceiro lugar, com 12%, e Adelmo Carneiro Leão (PT) fecha o ranking com 10% das indicações.

Em relação a Zé Luiz, o diretor do ContraPonto reforça que o apoio do prefeito Anderson Adauto favorece o crescimento da candidatura acima dos demais. Num primeiro cenário entre oitos nomes, o presidente do Codau saiu de 2% das intenções de voto em junho para 10% agora, subindo 400% no período. No segundo quadro - disputando contra Fahim, Lerin e Adelmo - ele cresceu 200%, de 4% para 12%.

Julusi salienta que em parte o avanço se deve ao percentual reduzido nas pesquisas anteriores. O analista político acredita que Zé Luiz deve continuar evoluindo de forma mais lenta à medida que o pleito se aproxima, principalmente se mantiver o apoio do prefeito. “Somente no período eleitoral e com as candidaturas definidas é que Zé Luiz deverá receber a transferência de votos de Anderson”, pondera.

Depois de trocar o PRB pelo PTC para disputar as eleições de 2010, Isabel Nascimento teve 6% das indicações dos entrevistados. Os nomes João Batista, Samuel Pereira (PR) e Fabrício Araújo também foram aferidos, mas aparecem na lanterna do ranking para deputado estadual. Juntos, os três não somam 4% das intenções de voto.

Federal. Na pesquisa de deputados federais, o democrata Marcos Montes (DEM) continua sendo o mais lembrado pelos entrevistados, apesar de cair quatro pontos percentuais no semestre. Mesmo assim, Julusi analisa o desempenho como positivo, pois MM é um deputado de oposição ao governo Lula e também ao prefeito Anderson.  “A pesquisa demonstra cristalização dos votos de Marcos e o deixa em situação cômoda no cenário”, reforça.

Já Paulo Piau tem 20% das indicações e manteve a segunda posição, com vantagem folgada em relação ao terceiro Aelton Freitas (11%). Marilda Ribeiro Resende (PT) e Luiz Humberto Dutra aparecem em seguida, mas tiveram resultados inferiores aos das pesquisas passadas. Para Julusi, isso demonstra que os dois já estão em seus limites, considerando o número de candidatos avaliado. “Ou seja, como para estadual, quanto mais nomes, menor a chance de fazermos mais deputados”, conclui.

A metodologia empregada foi a de pesquisa quantitativa por amostragem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com base em questionário estruturado. A margem de erro é de 4,8%. Desta vez, os nomes para aferição foram indicados pelos próprios pré-candidatos e por partidos políticos. A próxima rodada da pesquisa está prevista para fevereiro de 2010.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por