Secretário Municipal do Desenvolvimento do Agronegócio, Agnaldo Silva, diz que o debate vai permear todas as áreas de cultivo do município | Fot Jairo Chagas
Depois de questionamentos na Câmara Municipal quanto ao limite de plantio de cana-de-açúcar em Uberaba, Prefeitura convocou audiência pública para discutir sobre as áreas de cultivo no município. O evento está marcado para o dia 24 de agosto, a partir das 14h, no anfiteatro do Centro Administrativo.
A audiência será aberta para toda a comunidade e, também, contará com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, da Câmara Municipal e do Sindicato Rural de Uberaba para um debate em torno do tema. Os interessados em participar têm prazo até 23 de agosto para se inscrever.
De acordo com o secretário municipal do Agronegócio, Agnaldo Silva, a realização da audiência atende ao compromisso firmado com vereadores no mês de julho, durante a votação do projeto que revogou o limite de área plantada de cana-de-açúcar no município.
Na ocasião, os parlamentares defenderam que sejam estabelecidas regras para evitar que as plantações sejam feitas próximas a bairros de periferia e até a definição de uma distância mínima da zona urbana.
O titular da pasta afirmou que o município não apresentará um projeto na audiência pública marcada para o fim deste mês. Segundo Agnaldo, o evento será um espaço para debater os questionamentos levantados no Legislativo sobre a área de cultivo, coletando sugestões que forem apresentadas pela comunidade.
A partir daí, o secretário salientou que o conteúdo poderá embasar futuras propostas que vão contribuir na revisão do Plano Diretor e das leis de zoneamento da cidade. “O governo terá condições de fazer um balizamento das ideias e ver o que é possível atender dentro da legalidade”, acrescentou.