Professores aprovados em concurso público tomaram posse ontem. Candidatos movimentaram o Centro Administrativo antes do recesso para o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile. Além de assinar os termos de posse, os novos servidores tiveram encontro de boas-vindas com o secretário municipal de Educação, José Vandir de Oliveira. Dos 335 profissionais foram convocados, apenas 22 não compareceram.
De acordo com Vandir, foram chamados para nomeação 249 professores P1 e apenas 12 pessoas não tomaram posse do cargo. Também houve convocação de 86 educadores infantis, mas 10 aprovados não compareceram. Em relação ao professor P2, ele explica que o concurso está na fase de apresentação de títulos e ainda não saiu o resultado final.
Quem tomou posse nesta segunda-feira tem prazo até o dia 13 de julho para entrar em exercício nas escolas. No entanto, como o recesso escolar começa dois dias depois, o secretário informa que os novos concursados só estarão efetivamente em serviço para a volta às aulas em agosto.
Por outro lado, José Vandir adianta que mais um concurso deverá sair na Educação até o primeiro semestre de 2011 porque ainda existem vagas não preenchidas na rede municipal de ensino. “É uma medida constitucional. O Ministério da Educação preconiza que o município pode ter, no máximo, 5% de contratados. Justamente para substituir quem estiver de licença ou afastado. O restante precisa ser efetivo”, conta.