POLÍTICA

Município vai retomar as áreas doadas às empresas desativadas

Município buscava retomar área cedida à Amanco, no Distrito Industrial II. Prefeitura deu ultimato no ano passado à empresa, cobrando a reativação

Gisele Barcelos
Publicado em 24/01/2010 às 18:51Atualizado em 16/12/2022 às 07:17
Compartilhar

Município buscava retomar área cedida à Amanco, no Distrito Industrial II. Prefeitura deu ultimato no ano passado à empresa, cobrando a reativação da unidade em cumprimento ao protocolo de intenções firmado em 1998 ou iniciaria processo para desapropriação da área.

A iniciativa adotada com a Amanco faz parte de um trabalho que passará a ser realizado com as empresas que receberam áreas no município, mas não cumpriram os compromissos de instalação. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Franco, levantamento está sendo finalizado, com as concessões aprovadas nos últimos 25 anos. “Ou eles avançam ou desocupam o lugar para quem quer investir. Vamos ser implacáveis para retomar essas propriedades, seja no campo administrativo ou jurídico”, afirma, ressaltando que os terrenos não podem ser usados para especulação financeira das companhias.

No caso da antiga fábrica Akros, Franco destaca que o município concedeu isenção de IPTU e ISSQN por 10 anos, além de serviços como terraplanagem, drenagem pluvial e implantação de rede de água e infraestrutura para o local. O Estado também incentivou o empreendimento com redução da alíquota de ICMS. Porém, a empresa não cumpriu com o estabelecido no protocolo de intenções, de garantir geração de emprego e renda em Uberaba. “A venda da área estava sendo anunciada no mercado imobiliário. Então, fomos ao prefeito e ele autorizou a desapropriação, caso a empresa não retomasse o empreendimento. Outras empresas com as quais estamos negociando já haviam manifestado interesse pela compra, como a Krona Tubos e Conexões”, revela.

Conversas entre dirigentes da Amaco se estenderam desde março de 2009. Os executivos estiveram na cidade em novembro para reunião com o secretário e o prefeito Anderson Adauto, comprometendo-se a assinar novo protocolo de intenções no próximo mês. O plano de negócios encaminhado à administração prevê abertura de 55 empregos diretos a partir deste ano, com investimento inicial de R$ 3,2 milhões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por