EDUCAÇÃO

Nova chamada pelo concurso do magistério deve ocorrer até abril

O número de convocados da próxima leva vai observar a movimentação do quadro de pessoal nos próximos meses quanto aos novos servidores e também considerando as aposentadorias

Gisele Barcelos
Publicado em 16/02/2024 às 21:05Atualizado em 17/02/2024 às 12:05
Compartilhar

Secretário de Educação, Celso Neto, diz que parte dos profissionais empossados pode não entrar em exercício efetivamente (Foto/Divulgação)

Concurso do magistério deve ter mais uma leva de convocações até abril. A previsão é do secretário municipal de Educação, Celso Neto (PP), ressaltando que a medida dependerá da movimentação no quadro de pessoal verificada nos próximos meses.

No segundo lote de nomeações, 110 profissionais tomaram posse e podem entrar no exercício das funções a partir de agora. De acordo com o titular da Educação, com a chegada desse grupo, a previsão é completar a equipe em todas as unidades da rede municipal. “Na segunda e na terça, os novos servidores efetivos irão até a Prefeitura para escolher onde irão atuar [...] Formalmente, a expectativa é que o quadro estará completo”, disse.

Entretanto, Celso salientou que parte dos profissionais empossados pode não entrar em exercício efetivamente. Com isso, só será possível uma visão mais clara do cenário imediato a partir na próxima semana.

Além disso, o secretário ressaltou que outros fatores ainda devem resultar na necessidade de convocação de mais profissionais aprovados no concurso. Ele citou que podem surgir matrículas novas após o período de carnaval, professores podem solicitar afastamentos para tratamento de saúde e, também, há a perspectiva de aposentadoria de servidores. “Vamos observar no dia a dia para não deixar faltar”, declarou.

Celso salientou que, após a entrada em vigor do novo plano de carreira, está sendo observada uma demanda de professores aproveitando para entrar com pedido de aposentadoria. Desta forma, a movimentação abre novas vagas a serem ocupadas pelos aprovados no concurso. “Logo, a probabilidade é grande de termos nova convocação entre março e abril, por conta desses fatores”, manifestou.

Da primeira leva de convocados, 333 profissionais foram empossados durante cerimônia em janeiro e 53 desistiram do certame. Considerando os dois lotes de nomeações, o total de empossados chegou a 443 profissionais até o momento. Isso representa mais da metade das vagas abertas no concurso para a rede municipal de ensino.

O concurso público do magistério tem validade por dois anos, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo prazo. Com isso, novos profissionais da Educação podem continuar sendo convocados para ingressar no magistério municipal nos próximos meses, dependendo da necessidade da Secretaria de Educação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por