Advogado Richard Maciel diz que todos os integrantes da comissão recém-oficializada foram submetidos à avaliação interna (Foto/Reprodução)
Com comando em Uberaba oficialmente registrado no sistema da Justiça Eleitoral, partido Novo já tem nomes aprovados no processo seletivo interno para eventual candidatura majoritária na eleição municipal do ano que vem.
A comissão provisória é encabeçada pelo advogado Richard Maciel e o posto de vice-presidente ficou com a médica Sabrina Sarreta, que chegou a ser indicada para o cargo de secretária de Saúde no governo municipal. Anderson Alves dos Santos e Renato Martins também integram a direção local da sigla, que tem mandato válido até agosto do ano que vem.
De acordo com o presidente da sigla, três pessoas foram aprovadas no processo seletivo interno com vistas a uma possível candidatura a prefeito no ano que vem. Sem revelar os nomes, o dirigente partidário disse apenas que todos são empresários da cidade que se filiaram ao Novo.
O líder do partido em Uberaba ainda informou que cinco pessoas passaram no processo seletivo, mas são cotadas para disputar cadeira na Câmara Municipal. É o caso do ex-superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, e da ex-candidata a deputada federal Samira Oliveira. Segundo o presidente do Novo, os cinco nomes também podem optar futuramente por concorrer a prefeito ou vice.
Além disso, Maciel informou que todos os integrantes da comissão recém-oficializada foram submetidos à avaliação interna e estão aptos para eventual candidatura no ano que vem. “Se quiser, temos a possibilidade de desincompatibilizar do cargo de direção em abril e disputar eleição”, salientou.
Apesar de admitir que o partido em Uberaba está se organizando para lançar candidatura a prefeito em 2024, o presidente da sigla salientou que ainda é cedo para qualquer decisão. “Há a possibilidade [de termos candidato majoritário], mas não podemos afirmar ainda. Isso depende do cenário político da cidade, que não está definido”, salientou.
Questionado sobre eventual intervenção do governador Romeu Zema (Novo) para que o partido em Uberaba seja apoiador da reeleição da prefeita Elisa Araújo (SDD), o líder do partido na cidade negou a possibilidade de qualquer imposição. “Zema é aliado da cidade de Uberaba e dos uberabenses. Não há um compromisso de apoio à atual prefeita, porém não está descartada a possibilidade de composição. Não há ingerência ou intervenção, seja do Diretório Estadual ou do Governo. A decisão será da comissão executiva, exclusivamente”, manifestou.
Segundo Richard, a direção do Novo em Uberaba já se reuniu na semana para passada para tratar sobre a sucessão municipal, mas não há posição ainda quanto a compor a base aliada. “Ela [Elisa] procurou a comissão na semana passada, em meu escritório, ouvimos suas ponderações e serão levadas em consideração”, contou.
Legislativo. O presidente do Novo em Uberaba conta com o nome do vereador Caio Godoi para compor a chapa proporcional para o pleito em 2024. Segundo ele, o parlamentar deverá formalizar mudança do Solidariedade para a sigla em abril do ano que vem, durante o período da janela partidária.
Maciel posicionou que a mudança de partido já está acertada, mas não foi oficializada porque não houve acordo com a direção do Solidariedade. “Caio não trocou de sigla, pois o partido da prefeita não libera o parlamentar para transferência ao Novo, sem risco de perda do mandato. Esse é um dos grandes entraves, provocados pelo Solidariedade, que afasta o Novo de eventual composição com o atual governo municipal”, argumentou.