As 21 cadeiras da Câmara Municipal de Uberaba são disputadas por 397 candidatos, que pediram registro à Justiça Eleitoral (Foto/Reprodução)
Encerrado o prazo para entrada nos processos de registro de candidatura, a Justiça Eleitoral recebeu 397 pedidos de registro de postulantes à vaga na Câmara Municipal em Uberaba. O número é 21% menor do que o total de solicitações protocoladas no pleito anterior.
Na eleição municipal de 2020, foram encaminhados à Justiça Eleitoral 505 processos de registro de candidatura para a disputa do cargo de vereador em Uberaba. Desses, 33 constam como inaptos no sistema, seja por motivo de renúncia ou indeferimento do pedido.
Por outro, comparado às solicitações de registro em 2016 e 2012, houve um aumento nos processos referente a candidaturas proporcionais em Uberaba, pelo fato de o Legislativo contar na ocasião com apenas 14 cadeiras. Em 2016, foram 267 pedidos de registro na cidade. Já em 2012, a Justiça Eleitoral analisou 287 postulantes à vereança.
A diferença pode ser explicada também pela existência das coligações antes de 2020. Com isso, as chapas eram formadas por vários partidos e o total de nomes na disputa era menor.
Já a partir das eleições de 2020, passou a valer a regra da Emenda Constitucional nº 97/2017, que determinou o fim das coligações partidárias nos pleitos para cargos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e distritais e deputados federais).
Com isso, os candidatos a vereador agora somente podem disputar o cargo por meio de chapa única do partido pelo qual estão filiados e cada sigla apresentou nomes próprios para viabilizar a chapa eleitoralmente, que pode ter o número de cadeiras da Câmara, mais um.